× Conheça a versão BETA da nossa nova documentação API aqui.

Está construindo um tema para um cliente ou para você mesmo? Esta seção irá guiá-lo por todas as etapas.

Ambiente de desenvolvimento

Edools CLI - Criando um ambiente de desenvolvimento

Neste tutorial você aprenderá a criar um ambiente de desenvolvimento na sua máquina para que possa trabalhar nos seus temas personalizados de maneira ágil e com o editor de código de sua preferência.

Antes de começar verifique se você já tem instalado o npm, que é um gerenciador de pacotes que possibilita que você instale plugins na sua máquina. Caso você não possua o npm você pode instalar usando as instruções desse link.

Requisitos

  • Além do npm é importante verificar que você está instalado a versão mais atualizada da nossa linha de comando
  • Esse tutorial só é válido para ambientes Unix, como Linux e Mac. Ainda não possuímos suporte a Windows
  • É necessário que você tenha instalado o Node.js

Segue o passo a passo abaixo para utilizar o npm no seu ambiente de desenvolvimento:

  • Verifique se o npm está instalado em seu computador.

  • Instale a CLI (npm i -g edools-theme-cli), ou visite o link https://www.npmjs.com/package/edools-theme-cli para maiores informações referente à instalação.

  • Para criar um novo tema com a configuração básica, você pode usar (edt i) para começar a editar um um tema existente baixado da sua escola.

Exemplo:

mkdir my-theme

cd my-theme

edt i "mytheme" "Author Name"
*OBS: Não crie o nome da pasta nem do tema com letras maiúsculas ou com espaço.
  • Clone o template de sua escola, ative-o e digite no final da url: /themes/params Feito isso, você terá acesso ao id de sua escola (id), o id do seu tema (theme_id) e vários outros dados necessários para o próximo passo.

Exemplo: suaescola.myedools.com/themes/params

  • Verifique que dentro do diretório criado anteriormente terá um arquivo chamado theme.json, onde será necessário que configure-o com as informações encontradas no passo anterior, porém, para preencher o campo "token": "put-your-token-here", será necessário fazer uma requisição POST https.

Exemplo de como preencher o theme.json:

{
  "name": "NOME DA ESCOLA",
  "description": "DESCRIÇÃO",
  "author": "NOME DO AUTOR",
  "folder_name": "NOME DA PASTA",
  "sandbox_url": "URL DA ESCOLA",
  "sandbox_school_id": ID DA ESCOLA,
  "sandbox_theme_id": ID DO TEMA,
  "token": "TOKEN" (VERIFIQUE  O TUTORIAL ABAIXO)
}

Segue tutorial para fazer esta requisição: Recomendamos o site https://www.hurl.it/ para a realização da requisição, mas caso deseje utilizar outro, não tem problema.

Primeiramente é necessário que convide um admin para a sua escola só para realizar essa requisição, NÃO logue com esse admin em sua escola novamente, pois isso fará com que a token seja trocada, assim tendo que refazer o processo de verificação de token novamente.

Abaixo, está localizado um print de exemplo de como você deverá preencher as informações para realizar a requisição:

Alt text

Feito isso, basta descer a página até BODY e utilizar a token gerada, localizada em Credentials. Segue imagem exemplo:

Alt text

  • Caso deseje ter acesso ao helper, execute edools-theme (ou o alias edt -h) no diretório do tema criado, e para saber a versão basta digitar edt -v.

  • Para fazer a build dos assets do seu tema (scss, js, arquivos do bower js) basta utilizar o comando edt build ou edt b.

  • Para iniciar a CLI, basta digitar o comando edt s ou edt serve, assim será criado um servidor local onde ocorre toda as alterações feitas localmente e faz o upload dos arquivos para a sua url de sandbox.

Comandos Opcionais:


O `edt upload` ou `edt u`carrega um único arquivo ou todo o tema se nenhum caminho de arquivo for fornecido.

OBS: Esse comando sobrescreve o arquivo remoto, se você não colocar um caminho de arquivo de entrada, todos os arquivos remotos serão sobrescritos pelos arquivos locais.


O `edt download` ou `edt d` faz o download de um único arquivo ou todo o tema se nenhum caminho de arquivo for fornecido.

OBS: Esse comando sobrescreve o arquivo local, se você não colocar um caminho de arquivo de entrada, todos os arquivos locais serão sobrescritos.

Precisa de ajuda?

Comece visitando nossa base de conhecimento.

Não encontrou o que procura? Envie um email para nosso time no endereço [email protected].